Últimas Notícias

Superintendência Regional de Ensino promove curso de capacitação em Libras

A Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre realizará um curso de capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para professores da rede estadual. Ele será feito em três períodos de aprendizagem: o primeiro, dos dias 22 a 26 de junho; o segundo, de 6 a 10 de julho, e o terceiro, de 10 a 14 de agosto. 25 professores participarão, preferencialmente das escolas estaduais que já possuem alunos com surdez. O curso será ministrado pelo CAS (Centro de Apoio à pessoa portadora de surdez), órgão ligado ao governo de Estado.

A Superintendência já conta com dois intérpretes de libras em Santa Rita do Sapucaí, na Escola Estadual Sanico Teles, e dois na Escola Estadual Vinicius Meyer, de Pouso Alegre.
.
Saiba mais sobre Libras
.
Em 1887 foi fundado o primeiro Instituto Nacional de Surdos Mudos, no Rio de Janeiro. A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Em 24 de abril de 2002, foi decretada e sancionada a Lei Federal n.10.436, sobre a língua dos sinais, que dispõe em seu Art. 4º: “O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
.
Mais informações sobre o libras podem ser obtidas na Superintendência Regional de Ensino, pelo telefone: (35) 3423-2337.
Jéssica Caixeta
Acadêmica Extensionista em Assessoria de Imprensa
.
Camilo Barbosa
Professor Orientador – MTb MG 05466 JP12.05.2009

16 comentários:

Ana Carolina disse...

Acho ótima esta iniciativa de capacitar os professores!!! Os alunos agradecem...!!

Sobre as designações, continuo no aguardo então...Obrigada!!!

SRE disse...

Em breve as designações estarãm no ar. Pedimos desculpas pela demora, o processo de publicação neste caso não depende da equipe do Blog, mas da administração da SRE que está organizando e pensando na melhor maneira de publicar e atualizar as designações.

Obrigado!

Renan Barbosa

isabela disse...

Por favor, publiquem as designações, pois não tenho outro tipo de acesso a elas, a dificuldade é grande e muitas!!!

Anônimo disse...

Por favor melhorar o site e as infomações, pois onde moramos a localização é dificil...Pensem nas pessoas!!que precisam trabalhar .Obrigada pela atenção!
Carolina, Córrego MG.

Anônimo disse...

OLÁ BOA TARDE
GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES CONCRETAS SOBRE A ELEIÇÃO DE DIRETORES DAS ESCOLAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ESPERO RECEBER INFORMAÇÕES CONCRETAS QUANTO A ELEIÇÃO

Anônimo disse...

Gostaria de denunciar o professor de matematica Roberto wagner, sendo esse efetivo da E.E Coronel Paiva da cidade de Ouro Fino/MG,onde o mesmo tem uma conduta mal educada colocando os alunos em cosntrangimento,colocando os mesmo para fora da sala de aula sem uma justificativa plausivel e quando os pais procuram saber o mesmo usa de artificios contrarios ao ocorrido colocando o(s)alunos como sendo um vilão.Sabemosd que toda criança tem que estar dentro da escola e DENTRO DA SALA,esse ocorrido já se arrasta por muitos anos sem que ninguem toma-se providências.Espero dos Srs. providência quanto ao assunto,retornarei em breve.

Anônimo disse...

Bom dia,
Bom mesmo publicar as designações das aulas. Mas onde estão elas? será que estao engavetadas para amiguinhas (os) dos diretores???Tem que acabar com isso!!

Anônimo disse...

-Para professora que denunciou o prof de Matematica.Riduculo da sua parte amiga nem parece que vc é da mesma classe dos assalariados de professores,me parece muito preocupada ou ta querendo o lugar dele?ou será que vc nao sabe mesmo que eh estar dentro de uma sala de aula???Professor ser ameaçado por aluno,pode?

Anônimo disse...

-Para professora que denunciou o prof de Matematica.Riduculo da sua parte amiga nem parece que vc é da mesma classe dos assalariados de professores,me parece muito preocupada ou ta querendo o lugar dele?ou será que vc nao sabe mesmo que eh estar dentro de uma sala de aula???Professor ser ameaçado por aluno,pode?

Anônimo disse...

retificando: RIDÍCULA

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Rodrigo....
Gostaria muito que plugricasse as designação em augum Blog da SRE de Pouso Alegre.
A internt é um lugar publico, esta muito dificil ter acesso as Designação, tem muito diretores q manipula o mesmo em Santa Rita do Sapucaí.

Gostaria de um parecer.

Anônimo disse...

Meu filho foi reprovado no ano passado porque não levou uma lata de oleo que valia 2,0 pontos pra festa da escola e nem vendeu um bingo que valia 3,0 pontos nesse ano começou tudo denovo nas escolas de ouro fino , será que pode vender notas? e quem não pode dar fica sem nota. O bimestre pode valer mais que o devido? qual a providencia que vaõi tomar? o governo não manda verbas?

Anônimo disse...

OI BOA TARDE A TODOS!POR GENTILEZA GOSTARIA DE SABER PORQUE SOMENTE O COLÉGIO DE CAMANDUCAIA CONTINUA EM GREVE,E NENHUMA PROVID~ENCIA FOI TOMADA EM RELAÇÃO A GREVE FOI TOMADA POIS OS ALUNOS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS,SERÁ QUE EM NOSSO ESTADO A EDUCAÇÃO NÃO JÁ É MAIS UMA PRIORIDADE?POR FAVOR NOS AJUDE.OBRIGADA.

Anônimo disse...

na escola Estadual Sanico Teles em Santa Rita do Sapucaí a professora da sala de recurso do periodo da tarde esta ficando como apoio de um cadeirante enquanto a verdadeira professora de apoio aplica aulas de recurso para os surdos e isto não está dentro da lei, pois a professora de recurso não é capacitada em libras e a de apoio é.Favor verificar.

Unknown disse...

Oi,faço parte do colegiado de uma escola daqui da cidade de ouro fino e tenho algumas duvidas,quem poderia me instruir a quem devo recorrer?
Obrigado.