Últimas Notícias

Profissionais de escolas estaduais, em Pouso Alegre, participam de capacitação sobre o uso da mídia em sala de aula

Na manhã desta quarta-feira, 27 profissionais de educação, de 12 escolas estaduais de Pouso Alegre, participaram da primeira palestra sobre Educomunicação, promovida pelo curso de Jornalismo da Univás, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino. A atividade foi realizada pela professora Vânia dos Santos Mesquita, que falou sobre a importância e o uso de jornais, revistas, internet, tevê e rádio no ensino. “Com os jornais impressos, por exemplo, podemos trabalhar a língua portuguesa, a geografia, história, matemática, enfim, é um material pedagógico rico e que está sempre atualizado”, destacou. Segundo ela, os veículos de comunicação são mediadores entre a escola e o mundo, despertando o interesse e fazendo das aulas uma coisa prazerosa. “Além disso, por meio da leitura os estudantes desenvolvem um raciocínio mais crítico”, completou.

Para a professora de biologia, Nilcéia Pereira de Souza Takahashi, a palestra “contribuiu para clarear as ideias e mostrar alternativas de como atuar com os jovens, possibilitando a inovação”. Segundo o professor Ademir Domingos da Silva, “a educomunicação é uma forma diferenciada de incentivar os estudos, ampliando os conhecimentos de uma maneira mais prática e lúdica”.

Os trabalhos ainda prevêem novas palestras, além de oficinas sobre expressão corporal e produção de blogs. A capacitação é gratuita e desenvolvida por profissionais do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí, com apoio da Superintendência de Ensino.

A Técnica Pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional, Rute Alves da Silva, acredita que “parcerias como esta são importantes para a Superintendência, pela troca de experiências e conhecimentos. E cada participante será um multiplicador do que aprendeu dentro de sua escola, levando aos demais colegas as novidades”.

Juliana Costa

Acadêmica Extensionista em Assessoria de Imprensa

Camilo Barbosa

Prof. Orientador – MTb MG 05466 JP

30/06/2011

Nenhum comentário: