Em Minas Gerais todo profissional que queira atuar no ensino voltado a surdos deve ter o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e passar por uma avaliação do governo do Estado. Os profissionais capacitados em Libras atuam como intérpretes de alunos com surdez em sala de aula, através do uso das mãos e, em alguns casos, de leitura labial. A instrução SD 001/05 da Secretaria do Estado de Educação determina “que em sala todo estudante com surdez que usa Libras tem o direito a ter um professor intérprete”.
No sul de Minas, a avaliação dos profissionais em Libras é realizada no CAS (Centro de Atendimento a Pessoa com Surdez), em Varginha. A prova é feita em duas etapas, sendo que a primeira é escrita, seguida de tradução e entrevista. Todo o processo é realizado em um dia. Os interessados devem agendar a prova na Superintendência de Ensino mais próxima a sua cidade.
Os aprovados poderão trabalhar como intérpretes nas escolas estaduais. O CAS atende oito Superintendências de Ensino da região. Entre elas estão Pouso Alegre, Itajubá, Caxambu, São Sebastião do Paraíso, Campo Belo, Varginha, Poços de Caldas e Passos. Em Pouso Alegre, cinco escolas estaduais contam com profissionais de Libras. Mais informações sobre a avaliação profissional em Libras podem ser obtidas através do telefone (35) 2103-2416.
Juliana Costa
Acadêmica extensionista em Assessoria de Imprensa
Camilo Barbosa
Professor Orientador – Mtb MG 905466 JP
22.03.11
Nenhum comentário:
Postar um comentário