Últimas Notícias

MEC define nova legislação para Ensino Fundamental

Mudança ocorre com crianças que completam seis anos

O ingresso de alunos no primeiro ano do Ensino Fundamental, de acordo com a Resolução nº 01, de 14/01/2010, do Conselho Nacional de Educação, passa a ser apenas para os estudantes que completarem seis anos de idade até o dia 31 de março de 2010. As crianças que fizerem seis anos após esta data, devem ser matriculadas na pré-escola.

De acordo com a Diretora Educacional da SRE/Pouso Alegre, Andréia Silva Adão Reis, a alteração era necessária, pois, desde que foram criadas as novas regras para o Ensino Fundamental, não havia sido regulamentada a data limite para o ingresso. A lei previa que o aluno que fizesse seis anos até o início do período letivo, poderia ser matriculado no primeiro ano do ensino fundamental. Em Minas, por exemplo, isso era permitido até 30 de junho. “Pedagogicamente a mudança para 31 de março é muito positiva, pois o estudante de hoje é muito mais preparado e participativo. Com as regras atualizadas, ele terá mais tempo e melhores chances de se alfabetizar”, explica.

Segundo a diretora, também não haverá problemas quanto ao número de crianças por sala, visto que o número de vagas já é previsto anteriormente através do cadastro escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Ministério da Educação http://www.mec.gov.br/cne, nas Secretarias Municipais de Ensino ou na SRE/Pouso Alegre, pelo telefone (35) 3423-2337.

Renan Barbosa

Acadêmico Extensionista em Assessoria de Imprensa

Camilo Barbosa

Prof. Orientador – Mtb MG 05466

23.02.2010

2 comentários:

Edilza disse...

Estou inconformada com esta nova lei, e tenho certeza que muitos brasileiros estão, minha filha faz aniversário em 1º de abril e irá ficar atrazada na escola um ano por causa de um dia. Isto não e justo. Todos brasileiros que seus filhos fazem aniversário em no início de abril devem entrar na justiça para não ver seus filhos prejudicados, isto não é justiça e injustiça, quem criou esta nova lei não sabe nem governar. Vamos todos lutar contra esta nova lei na justiça para que nossos filhos que fazem aniversário no início de abril não fiquem prejudicados.

Anônimo disse...

Então quem nasce em agosto estará meis prejudicada ainda.No caso da minha filha,que sacanagem.Isso é coisa de Brasil um país de todossss